Universidade de Torino oferece bolsas de doutorado na Itália
A Universidade de Torino está com inscrições abertas para suas bolsas de doutorado na Itália! O Ph.D. é o diploma universitário mais alto da Itália, com o objetivo de fornecer habilidades e os conhecimentos necessários para se envolver em atividades de pesquisa de alta qualidade em universidades, instituições públicas ou órgãos privados.
A Universidade de Torino é uma das universidades italianas mais antigas e prestigiadas. Com mais de 81.000 estudantes e 120 edifícios em diferentes zonas da cidade, a Universidade de Turim pode ser considerada uma “cidade dentro da cidade”, promovendo a cultura e produzindo pesquisa, inovação, formação e empregos.
A Universidade de Torino é hoje uma das maiores universidades italianas, cm muito incentivo à pesquisa e caráter internacional. Três ou quatro anos são normalmente necessários para a conclusão de um programa de doutorado na universidade.
O que as bolsas para doutorado na Itália incluem
O valor anual da bolsa de doutorado na Itália é de € 17.500,00 e pagamento aos bolsistas é feito de forma mensal.
As bolsas de doutorado na Universidade de Torino são financiadas pela própria instituição, por recursos alocados anualmente pelo Ministério da Educação, Universidade e Pesquisa (MIUR) ou pelo Fundo Next Generation. Em alguns casos, elas também podem ser financiadas por terceiros ou por meio de programas financiados nacionais ou internacionais.
Além disso, caso o bolsista opte por realizar uma parte da sua pesquisa em outro país que não a Itália, é possível pedir um aumento na bolsa (de até 50%) durante o tempo que estiver no exterior. O plano de pesquisa no exterior deve ser aprovado pelo coordenador do programa de doutorado.
>>> Universidade de Milão oferece 155 bolsas para mestrado na Itália
Programas de doutorado oferecidos pela Universidade de Torino
Os programas da Universidade de Torino são projetados e oferecidos dentro da Escola de Doutorado. A seguir listamos os cursos de doutorado que são contemplados pelo edital das bolsas:
- Análise Comparativa de Instituições, Economia e Direito;
- Negócios e Administração;
- Sistemas Complexos para Biomedicina Quantitativa;
- Direito e Instituições;
- Direito, Indivíduo e Mercado;
- Economia “Vilfredo Pareto”
- Física;
- Fisiopatologia Médica;
- Sistema Alimentar;
- História Global dos Impérios;
- Informática;
- Inovação para a Economia Circular;
- Letras;
- Línguas e Literatura Modernas;
- Matemática;
- Medicina e Terapia Experimental;
- Medicina Molecular;
- Modelagem e Ciência de Dados;
- Neurociências;
- Patrimônio Cultural e Produção Histórico-Artística, Audiovisual e Multimídia;
- Ciências Agrárias, Florestais e Alimentares;
- Ciências Arqueológicas, Históricas e Histórico-Artísticas;
- Ciências Biológicas e Biotecnologias Aplicadas;
- Ciências Biomédicas e Oncologia;
- Ciências da Saúde: Sociologia, Enfermagem e Reabilitação;
- Ciências Químicas e de Materiais;
- Ciências da Terra
- Ciências Farmacêuticas e Biomoleculares;
- Ciências Veterinárias para Saúde Animal e Segurança Alimentar;
- Desenvolvimento Sustentável e Cooperação (SUSTNET);
- Tecnologias para o Patrimônio Cultural;
- Oncologia Translacional.
O número de bolsas disponível para cada programa está descrito na ficha de informações dos cursos . Portanto, para saber quantas bolsas estão disponíveis para o programa que você quer fazer, é preciso fazer o download do arquivo no final da página do edital e consultar essa informação.
Como se inscrever para as bolsas de doutorado na Itália
Ao se candidatar a uma posição de doutorado, os candidatos também se candidatam a uma bolsa de estudos. Portanto, uma candidatura separada não é necessária.
Você pode aplicar para as bolsas de PhD se você tiver um grau de mestre ou grau equivalente que dê acesso aos estudos de doutorado, independentemente da sua idade ou nacionalidade. Você pode enviar várias inscrições, uma para cada programa de doutorado. No entanto, você não pode enviar mais de uma inscrição para o mesmo programa.
A taxa de candidatura é de € 50,00 por cada candidatura submetida. Contudo, os candidatos que possuem (ou estão obtendo) um diploma estrangeiro de mestrado estão isentos de pagamento.
Você deve se candidatar pela plataforma online (link no final do post). É necessário submeter os seguintes documentos:
- Diplomas de bacharelado e mestrado e históricos relacionados (a falta de tais documentos acarreta a exclusão das seleções);
- Diploma Supplement ou uma Dichirazione di Valore in loco ou um certificado de verificação e comparabilidade emitido pelos centros ENIC NARIC;
- Se estiver em um idioma diferente do italiano, inglês ou francês, os documentos oficiais listados acima devem ser acompanhados de uma tradução em um desses idiomas. As traduções devem ser cópias autenticadas;
- É necessário escrever um projeto de pesquisa (você encontrará as informações na Folha de Informações do programa de doutorado para o qual você deseja se inscrever. Se precisar de mais informações, você pode entrar em contato com o coordenador do programa);
- Uma versão do seu currículo no modelo indicado pelo programa;
Além disso, cada programa de PhD especifica mais informações para a seleção de candidatos. Por exemplo, as seleções podem consistir em uma avaliação de qualificações e uma entrevista ou incluir também um teste escrito. É recomendando que você cheque os requisitos do programa de seu interesse.
O prazo para se inscrever para as bolsas é dia 20 de junho de 2024. Os resultados serão publicados no site da Escola Doutoral, na página dedicada ao Concurso, seção “Seleções/Seleções”.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Saiba mais sobre as bolsas
Confira as instruções para sua candidatura (em italiano)
Acesse a plataforma de inscrições
Veja o edital do programa
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.