Estudar em Lyon: bolsas para mestrado na França
A Escola Normal Superior de Lyon tem dois programas de bolsas de estudo para estrangeiros interessados em mestrado na França. Estudar em Lyon pode ser uma opção para quem sonha em fazer pós-graduação na França. O prazo para enviar a candidatura aos dois programas se encerra no dia 17 de janeiro.
As bolsas da Escola Normal Superior de Lyon
- Ampère Scholarships of Excellence
O Ampère Scholarships of Excellence é um dos programas da universidade. Ele contempla todos os cursos de mestrado em ciências exatas, artes e ciências humanas e sociais (com exceção dos cursos FEADéP).
O programa oferece um subsídio mensal de 1 mil euros durante um ano. Além disso, a bolsa é renovável por 12 meses para o segundo ano. Isso depende, porém, de o bolsista ser selecionado pelo diretor do curso.
- GRADUATE + Scholarship
A ENS de Lyon está atualmente oferecendo uma oportunidade de bolsa voltada para os estudantes internacionais mais destacados que foram cuidadosamente selecionados para ingressar em um programa de mestrado em várias iniciativas de pós-graduação e programas de mestrado, seja no M1 ou M2.
Entre os programas elegíveis estão:
- CORE (Conflitos e Recomposições em um Mundo Globalizado):
- Estudos Europeus
- Economia Avançada
- DynLifeSys (Dinâmica Multiescala de Sistemas Vivos):
- Biociências
- Biociências para modelagem de sistemas complexos
- MathInfi
- Matemática, Fundamentos de Ciências da Computação e Interações
- PACE (Física, Astro, Química, Terra) – Apenas M2:
- Física e Química
- Ciências da Terra, Planetas e Meio Ambiente
- Síntese Orgânica e Química de Moléculas Bioativas
- Oceanografia, Ciências Atmosféricas e Climáticas: M2 Clima, M2 Atmosfera
- Óptica e Fotônica
- Cosmologia
A bolsa da ENS Lyon na modalidade GRADUATE + Scholarship tem o valo de 1.000€ por mês durante 10 meses e são financiadas no âmbito do programa SFRI do governo francês.
>> Como é fazer mestrado na França: dicas de uma brasileira
Requisitos para estudar em Lyon com bolsa
Na França, os cursos de mestrado são divididos em dois anos independentes. Ambos os programas para estudar em Lyon com bolsa podem contemplar tanto o Master 1 quanto o Master 2.
Se o candidato estiver se inscrevendo para o Master 1, deve apresentar diploma de graduação. Se estiver aplicando para o Master 2, precisa apresentar provas de que cursou o Master 1.
>> Como conseguir uma bolsa para estudar na França
No Ampère, há uma restrição de idade para se candidatar: é preciso ter nascido depois de 1º de janeiro de 1996. O MILYON não tem requisito referente à idade.
Os dois programas, contudo, não aceitam estudantes que já tenham estudado ou desenvolvido pesquisa no exterior. Ambos também não permitem estágios que não estejam sob a supervisão da universidade.
Quem estudar em Lyon com a bolsa Ampère não pode ter outro benefício simultâneo. Essa restrição não existe para o MILYON, mas o benefício deve ser de no máximo 1 mil euros.
ENS Lyon: cursos de mestrados oferecidos
Veja abaixo a lista de cursos de mestrados oferecidos pela universidade francesa e o nível de proficiência exigido em inglês e/ou francês para cada um deles
- Abordagem pluralista de saúde (francês: B2 e inglês: B2)
- Biociências (francês: B2 e inglês: B2)
- Biociências e modelagem de sistemas complexos (francês: B2 e inglês: B2)
- Ciência da Computação: conceitos e aplicações (Inglês: C1)
- Ciências da Terra, Planetas e Meio Ambiente (Francês: B2 e Inglês: B2)
- Ciências da Vida, da Terra e do Universo (francês: C2 e inglês: B2)
- Construção das sociedades contemporâneas (francês: B2)
- Da Renascença às Revoluções (francês: B2)
- Economia Avançada (Inglês: C1)
- Ensino de Ciências Experimentais e Matemática (francês: B2)
- Estudos Anglófonos (Francês: C1 e Inglês: B2)
- Estudos alemães (francês: B2)
- Estudos Chineses (Francês: B2)
- Estudos de Dramaturgia (francês: C1)
- Estudos europeus (francês: B2 e inglês: B2)
- Estudos Hispânicos (Francês: B2)
- Estudos Italianos (Francês: C2)
- Estudos do Oriente Médio (francês: B2 e inglês: B2)
- Estudos de migração (francês: B1 e inglês: B2)
- Estudos Russos (francês: B2)
- Estudos Árabes (Francês: B2)
- Estudos de migração (francês: B1 e inglês: B2)
- Estudos de Oriente Médio (francês: B2 e inglês: B2)
- Estudos Italianos (Francês: C2)
- Estudos Russos (francês: B2)
- Física e Química (Francês: B1 e Inglês: B2)
- Filosofia Contemporânea (francês: B2)
- História Antiga (francês: B1)
- História da Filosofia (Francês: B2 e Inglês: B2)
- História do Pensamento Político (francês: B2)
- História, arqueologia, literatura dos mundos medieval cristão e muçulmano (francês: C1)
- Humanidades Digitais (Francês: C1 e Inglês: B2)
- Humanidades Espaciais (francês: B2 e inglês: B2)
- Leste e Sudeste Asiático contemporâneos (francês: B2 e inglês: B2)
- Lógica, História e Filosofia da Ciência e Tecnologia (Francês: B2 e Inglês: B2)
- Matemática Avançada (Francês: B2 e Inglês: B2)
- Música no palco (francês: C1)
- Os pensamentos do Cinema (francês: B2)
- Sistemas socioecológicos: património, dinâmica, gestão (francês: C1 e inglês: B2)
- Socialização, conhecimento, instituições (francês: B2 e inglês: B2)
- Temporalidades, poderes, sociedades (francês: B2 e inglês: B2)
- Literatura Moderna (Francês: C1)
Como se candidatar para as bolsas de mestrado na França
Para se candidatar aos programas da Escola Normal Superior de Lyon, é preciso completar um formulário e enviar a application online. As inscrições iniciam em 1º de dezembro e encerram em 17 de janeiro. Todos os candidatos devem enviar os seguintes documentos:
- Carta de motivação;
- Currículo;
- Diplomas obtidos;
- Histórico acadêmico;
- Dois formulários preenchidos por professores que conhecem bem a sua trajetória acadêmica.
Os candidatos a cursos de artes, humanidades, letras ou ciências sociais devem enviar também um resumo do projeto de pesquisa em francês (máx. 3 páginas) e o certificado de proficiência em francês (DALF, DELF, TCF). Os candidatos de exatas precisam enviar comprovante de proficiência em francês e também TOEFL ou IELTS para comprovar proficiência em inglês.Se não falar francês, o candidato deve anexar uma carta informando esse ponto.
>> Carta de motivação: quais os erros mais comuns e como evitar
O resultado das seleções será divulgado em fevereiro por e-mail. Quem for aceito, irá receber uma carta de aceite e orientação sobre as próximas etapas.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.