programa Helmut Schmidt bolsas de mestrado na alemanha helmut schmidt daad partiu intercambio

Helmut-Schmidt-Programme: bolsa para mestrado em Políticas Públicas do DAAD na Alemanha

Inscrições até 31/07/2024

As bolsas de mestrado em Políticas Públicas e Boa Governança na Alemanha  estão com as inscrições abertas. O programa Helmut-Schmidt do DAAD prevê bolsas para brasileiros que queiram fazer cursos na área. Os mestrados são oferecidos majoritariamente em inglês, mas também há cursos em alemão.

A oportunidade de bolsas de mestrado na Alemanha do programa Helmut-Schmidt destina-se a jovens profissionais formados em ciências sociais, ciências políticas, direito, administração pública, economia, relações internacionais ou áreas afins, com alguma experiência profissional e grande motivação para atuar no âmbito da formulação e gestão de políticas públicas e boa governança. As inscrições abrem em 1 de junho e vão até 31 de julho

Requisitos do mestrado em Políticas Públicas na Alemanha

Os critérios de seleção para as bolsas de mestrado em políticas públicas na Alemanha do DAAD são: proficiência em inglês (e/ou alemão), engajamento político e social, uma boa carta de motivação explicando seus motivos de escolha do curso e o benefício que você trará para o Brasil depois do seu retorno. O objetivo do programa é que os bolsistas voltem ao Brasil para trabalhar no aperfeiçoamento democrático da gestão pública.

Como todas as bolsas do DAAD, para ser elegível, seu último diploma universitário não pode ser sido obtido há mais de seis anos e você não pode ter morado na Alemanha por mais de 15 meses da data de inscrição para trás.

>>> Green Card Alemão: como tirar

Além disso, a experiência prévia em áreas relacionadas aos temas dos cursos, além da qualificação acadêmica, contribuem para o sucesso da candidatura. As bolsas do DAAD destinam-se exclusivamente aos cursos que iniciarão em setembro e outubro de 2025, e são oferecidos por oito universidades alemãs (lista de cursos mais abaixo).

Algumas universidades têm exigências especiais, adicionais às exigências do DAAD para a concessão da bolsa. Por isso, é importante consultar o site do curso escolhido para checar todos os requisitos, procedimentos e documentos adicionais.

>>> Estudar na Alemanha é praticamente de graça!

A inscrição às bolsas Helmut-Schmidt do DAAD

Candidatas e candidatos ao programa de bolsas de mestrado do Programa Helmut-Schmidt na Alemanha devem enviar sua documentação diretamente à universidade alemã escolhida. A inscrição para a bolsa de mestrado na Alemanha em Políticas Públicas e Boa Governança deve ser feita em inglês ou alemão.

Não esqueça de indicar no formulário que você está aplicando para o DAAD Helmut-Schmidt Programme (Master’s scholarships for Public Policy and Good Governance). Os documentos necessários para a candidatura devem chegar à universidade de sua escolha até 31 de julho.

É possível se candidatar para, no máximo, dois mestrados na Alemanha. No formulário do DAAD, o candidato deve informar quais os cursos em que quer concorrer e qual a ordem de preferência entre eles. Quem se candidatar para mais que dois cursos será desclassificado da seleção das bolsas de estudo do DAAD.

>>> Como trabalhar na Alemanha sem passaporte europeu

Cursos elegíveis à bolsa DAAD Helmut-Schmidt

Vale lembrar que para o programa de bolsas de estudos em políticas públicas do DAAD, Helmut-Schmidt, são elegíveis apenas os cursos participantes do programa. A lista possui oito cursos e passou por algumas mudanças do ano passado pra cá, confira:

Mestrado em Análise e Desenho de Sistemas de Proteção Social

O Mestrado em Analysis and Design of Social Protection Systems da Hochschule Bonn-Rhein-Sieg, é um mestrado completamente em inglês oferecido durante dois anos. O curso, no entanto, possui um formato um pouco diferente pois, o primeiro semestre realizado na Alemanha onde os alunos interagem com colegas e professores.

Já o segundo semestre do mestrado com bolsa do DAAD tem aulasministradas online. Os alunos têm a opção de retornar aos seus respectivos países ou ficar na Alemanha. No terceiro semestre, os bolsistas do Helmut-Schmidt-Programme fazem um estágio em uma organização de sua escolha e aplicam seus conhecimentos teóricos

O terceiro semestre também pode ser utilizado para coletar dados para a dissertação de mestrado, que é escrita durante todo o quarto semestre do curso.

Podem se candidatar para o mestrado da Hochschule Bonn-Rhein-Sieg com bolsa do DAAD estudantes com graduação em Economia, Administração de Empresas, Política, Direito, Saúde, Educação, Ciências Sociais, Psicologia relações internacionais e áreas relacionadas. Além disso, a universidade exige que os candidatos tenham, pelo menos, cinco meses de experiência profissional em área afim.

>> Como trabalhar na ONU

Mestrado em Desenvolvimento e Governança

O Master of Development and Governance da Universität Duisburg-Essen é oferecido completamente em inglês e tem duração de um ano. O programa combina o ensino em diversas subdisciplinas da Ciência Política (Estudos de Desenvolvimento, Relações Internacionais, Paz e Estudos de Conflitos, Estudos de Administração e Políticas, Política Comparada da União Europeia, África Subsaariana ou Leste Asiático).

O programa de mestrado com bolsa do DAAD tem sua ênfase principalmente está na aquisição de conhecimento da relevância dos diferentes níveis e formas de governança processos (locais, nacionais, internacionais), formando estudantes habilidades analíticas e fornecendo-lhes informações políticas e conhecimentos específicos.

Podem se candidatar ao mestrado da da Universität Duisburg-Essen com bolsa do programa Helmut-Schmidt candidatos que tenham bacharelado de, pelo menos quatro anos de duração, em Ciência Política, Ciências Sociais, Relações Internacionais, Direito ou uma disciplina relacionada.

O Master of Development and Governance também exige dos candidatos um mínimo de um ano de experiência profissional em tempo integral no momento da inscrição em uma área relevante para o mestrado na Alemanha.

Mestrado em Estudos da Paz e de Conflitos

O mestrado em Peace and Conflict Studies, da Otto-von-Guericke Universität Magdeburg, é completamente em inglês e tem duração de dois anos. O mestrado na Alemanha em Peace and Conflict Studies (PACS) é um programa interdisciplinar com foco em ciência política e sociologia.

O foco principal do curso de mestrado está na pesquisa sobre paz e conflitos, análise de conflitos e gestão, bem como abordagens pacíficas para conflitos e violência. No entanto, com a turma pequena oferecida pela Universität Magdeburg, professores e alunos têm relações próximas. Isso e permite o ensino interativo e currículos flexíveis para atender interesses dos alunos. Assim, o PACS possui cursos adicionais oferecidos em Jornalismo, Filosofia, História e muitos outros temas.

Os alunos admitidos precisam escolher entre as quatro especializações possíveis: ordem regional/global, Desenvolvimento Sustentável, Justiça Global ou Mídia e Violência. Além disso, o programa ainda inclui um estágio obrigatório.

Entre os requisitos para ser admitido no curso da Universidade de Magdeburg e poder ganhar a bolsa Helmut-Schmidt do DAAD estão: ter curso de graduação de, pelo menos, 180 ECTS e com um mínimo de 30 ECTS em Ciências Sociais, inglês no nível C1 e boas notas na graduação. O mestrado na Alemanha também exige um mínimo de três meses de experiência profissional relevante ou experiência de estudo no exterior.

Mestrado em gestão de Organizações Não Governamentais (ONG)

O mestrado em Management in Non-Profit Organisations, da Hochschule Osnabrück, é um programa de mestrado na Alemanha ofercido completamente em inglês e com duração de dois anos. Nele, os alunos aprendem da arrecadação de fundos à ciência política, finanças, medição de impacto, formação intercultural, ética, inovação social ao gerenciamento de projetos.

O programa possui especializações obrigatórias do programa de mestrado com bolsa do DAAD são: Campos de atuação e atividades sem fins lucrativos, Organizações; Cooperação para o Desenvolvimento. Além destas, especializações eletivas também são oferecidas.

Para poder se candidatar no curso da Universidade de Osnabruck e concorrer às bolsas do DAAD do programa Helmut-Schmidt, é necessário ter graduação em áreas de como Política, Direito, Economia, Relações Internacionais e Administração. Além disso é exigido um nível de inglês B2. Os candidatos aprovados deverão ter experiência profissional em ONGs e também devem ter feito trabalho voluntário.

Mestrado em Estudos do Desenvolvimento

O mestrado em Development Studies, da Universität Passau, é um curso com duração de dois anos que é ministrado integralmente em inglês. O curso em estudos do desenvovimento da universidade alemã foca em dar aos alunos insights sobre os aspectos econômicos, sociais, éticos, contextos culturais e restrições de desenvolvimento.

O mestrado com bolsa DAAD do Helmut-Schmidt-Programme permite que os alunos desenvolvam conhecimento avançado, habilidades analíticas e conceituais estruturas necessárias para compreender e navegar as complexidades do desenvolvimento econômico e social. O curso da Universidade de Passau aborda também integração economica dos países em desenvolvimento e proporciona aos estudantes
as ferramentas necessárias para participar no seu fortalecimento. Alunos do mestrado em development studies podem focar o estudo em uma das seguintes áreas: Estudos do Sudeste Asiático, Economia ou Sustentabilidade.

Para ser admitido no programa e poder concorrer às bolsas do DAAD é necessário: ter graduação curso das Ciências Sociais, tais
como Economia, Antropologia, Demografia, Geografia Humana, Sociologia, Ciência Política, Administração. Além disso, o programa exige que o histórico do curso conte com um mínimo de 60 créditos ECTS em uma ou várias destas disciplinas e também que 10 ECTS sejam na área de métodos de pesquisa, como coleta de dados, análise de dados, estatística.

Outro requisito importante é ter, pelo menos, quatro meses de experiência prática em um campo relevante ou envolvimento social/ político comprovado.

Mestrado em Políticas Públicas e Governança

O Master of Governance and Public Policy, da Universität Passau, é um mestrado na Alemanha em inglês e alemão com a possibilidade de fazer o curso completamente em inglês. A pós-graduação tem duração de dois anos e fornece conhecimento teórico aprofundado,
habilidades e métodos necessários para atuar em um ambiente corporativo ou administrativo.

No primeiro semestre, os alunos obtêm insights sobre os conceitos básicos de Estado e fundamentos da pesquisa sobre governança. Os alunos se concentram em três das seguintes áreas: Teorias Comparativas de Governo, Investigação sobre Integração Europeia, Transformação de instituições tradicionais, Estruturas complexas de governança multinível, Desenho e implementação de políticas, Autocracias, Autoritarismo e Democracias, Pesquisa Comparativa sobre Culturas Políticas.

Para poder ser aceito no curso de mestrado em políticas públicas e governança na Alemanha e concorrer à bolsa do programa Helmut-Schmidt, é necessário: ter graduação em um curso das Ciências Sociais, como Economia, Sociologia, Ciência Política, Administração, Relações Internacionais ou áreas afins. O programa também aceita apenas candidatos com nota média igual ou maior a 2,3 (no sistema de classificação alemão) ou que estejam classificados entre os 50% melhores alunos do seu curso.

Mestrado em Políticas Públicas (MPP)

O Master of Public Policy (MPP), da Willy Brandt School of Public Policy, é ministrado em inglês e tem duração de quatro semestres. Neste mestrado, o foco é compreender os fundamentos teóricos dos processos políticos, desenvolver habilidades críticas, analíticas e práticas para fazer política e políticas.

Durante o MPP na Alemanha, os alunos escolhem dois focos de especialização dentre: Políticas Públicas Internacionais e Globais, Desenvolvimento e Política Socioeconomica, Estudos e Gestão de Conflitos, Gestão no terceiro setor e empreendedorismo social. Os candidatos ao programa da Willy Brandt School of Public Policy interessados nas bolsas do DAAD Helmut-Schmidt precisam ter graduação com notas acima da média, conhecimentos em inglês e experiência de trabalho de, pelo menos, um ano.

Melhores bolsas para intercâmbio em 2024

O que a bolsa DAAD Helmut-Schmidt cobre?

A bolsa do DAAD é a mesma que eu tive para estudar em Bonn. Ela inclui 934 euros por mês, ajuda de custo para passagem aérea na ida e na volta, curso de alemão com duração de até seis meses (pra quem precisa) e seguro-saúde. Também é possível obter um valor extra, caso o estudante leve consigo o cônjuge e/ou filhos. Caso vocês ainda não tenham entendido, é uma ÓTIMA bolsa e tem todo o suporte do DAAD, a instituição mais prestigiada da Alemanha.

>> Goethe-Zertifikat: exame de proficiência de alemão

Como se inscrever nas bolsas do DAAD?

As inscrições para as bolsas Helmut-Schmidt do DAAD devem ser feitas diretamente com a universidade na Alemanha e devem respeitar os critérios de seleção de cada uma das universidades alemãs. Ainda assim, se você tiver dúvidas e quiser entrar em contato com o DAAD no Brasil escreva para e-mail: [email protected].

Vale lembrar que estudar na Alemanha é barato, então, confira o valor dos cursos de seu interesse sem bolsa de estudos. A maioria dos cursos da lista têm tuition fees entre 100 e 350 euros POR SEMESTRE e, como já expliquei no Partiu Intercâmbio, quem estuda na Alemanha tem direito a um visto de 18 meses para procurar uma vaga para trabalhar na Alemanha depois de formado.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja o edital do programa

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube.  A gente também está no Instagram e no TikTok. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

3 comentários em “Helmut-Schmidt-Programme: bolsa para mestrado em Políticas Públicas do DAAD na Alemanha”

  1. Oi Bruna, tudo bem?

    Li ali na sua descrição que você achou uma bolsa para estudo na Universidade de Bonn. Eu comecei um mestrado aqui (Bonn) há umas 2-3 semanas, chamado Agriculture and Food Economics, e estava interessado em oportunidades de bolsa. Infelizmente, antes do começo desse curso eu estava com 2 empregos e não tive tempo de aplicar pra essas oportunidades — queria saber se você teria alguma sugestão para correr atrás agora (1 Nov/2017)! Meu e-mail é: [email protected], agradeço muito sua ajuda!

    Valeu!

    – Felipe Gandra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais