Bolsa do governo para professores no Japão recebe inscrições
Para quem sonha estudar no Japão: o Governo do Japão oferece, através do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (MEXT), bolsa de estudo para o programa de aperfeiçoamento de professores no Japão.
A oportunidade de bolsa para professores no Japão vai treinar professores e educadores do ensino fundamental e médio, com o objetivo de realizar pesquisas nas áreas relacionadas à educação em uma universidade japonesa.
>>> Como fazer pós-graduação no Exterior
Requisitos à bolsa para professores no Japão
Para poder se inscrever no programa, é necessário:
- ter nacionalidade brasileira (brasileiros com nacionalidade japonesa não podem participar)
- ser nascido em ou após 2 de abril de 1989
- ter inglês avançado
- ter, pelo menos, 5 anos de experiência (em 1º de outubro de 2024) como professor do ensino fundamental e/ou médio ou como orientador pedagógico, assistente educacional ou diretor de escola, na área pública ou privada, e estar exercendo a função atualmente
- Conhecimentos básicos de japonês
- ter disposição para estudar a língua japonesa e frequentar aulas do idioma também é parte dos requisitos.
>>> Bolsas para professores no Exterior
Importante sobre a bolsa do MEXT
A bolsa dura de outubro a março e tem valor mensal de 143.000 ienes (aproximadamente R$5.318,00), e inclui passagem de ida e volta e isenção de taxas escolares.
Para poder realizar a inscrição é necessário entrar em contato com a representação diplomática do Japão que atende a sua região (tem uma lista certinha com links no fim do post!). E esse ano AINDA BEM os prazos de inscrição foram unificado e todo mundo tem que se inscrever até 16 de fevereiro, mas como explicado anteriormente, os candidatos devem se inscrever e tirar dúvidas na representação diplomática da sua região.
>>> Melhores bolsas para intercâmbio gratuito em 2024
Os documentos necessários bolsa para professores no Japão:
– Formulário preenchido com 1 foto 3×4 recente;
– Histórico escolar (cópia simples em tamanho A4, com tradução)
– Diploma (cópia simples em tamanho A4, com tradução)
– Currículo resumido (em inglês, destacando a experiência no ensino, até 3 páginas, tamanho A4, digitado)
– Plano de pesquisa no Japão (em inglês, fonte Arial 12, mínimo de 2 páginas e máximo de 3 páginas, tamanho A4, digitado)
– Comprovação de experiência (declaração, cópia de contra cheque ou carteira de trabalho)
– Declaração do emprego atual (original, em português)
A Embaixada e alguns consulados ainda oferecem aos interessados a possibilidade de agendar horário com um orientador durante o período da inscrição, para tirar dúvidas sobre o processo de seleção e escolher as universidades pretendidas, necessário para a inscrição. Para isso, assim como para fazer sua inscrição é necessário contatar a representação diplomática responsável pela sua região.
>>> Brasileira que faz doutorado no Japão conta da experiência
Representações diplomáticas do Japão no Brasil
- DF, Goiás ou Tocantins: Embaixada do Japão em Brasília
- Amapá, Maranhão, Pará e Piauí: Consulado do Japão em Belém
- Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima: Consulado-Geral do Japão em Manaus
- Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe: Escritório Consular do Japão em Recife
- Espírito Santo, Minas Gerais (exceto o Triângulo Mineiro) e Rio de Janeiro: Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro
- Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Triângulo Mineiro: Consulado-Geral do Japão em São Paulo
- Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul: Consulado-Geral do Japão em Curitiba
Para mais informações, contate o Departamento de Imprensa e Cultura da Embaixada do Japão no telefone (61) 3442.4200.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Veja o regulamento completo do programa
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
1 comentário em “Bolsa do governo para professores no Japão recebe inscrições”
Bom dia! sou Moçambicano etenho nivel medio feito, nao tenho nenhuma profissao mas sei falar ingles fluentimente e Gostaria tanto que ganhasse essa oportunidade. venho duma família humilde e nao tenho condiçoes para retornar com os estudos ganhando essa bolsa seria um milagre para mim. entre em contacto comigo se haver oportunidade para mim.