Muitos dos cursos do programa Erasmus Mundus Joint Masters Degrees (EMJMD) procuram responder à necessidade de profissionais capazes de entender e antecipar complexos fenômenos sociais, políticos e econômicos do mundo atual. É também o caso desta oportunidade de mestrado em políticas públicas na área de agricultura e meio ambiente na Europa.
O curso de Análise de Políticas Agrícolas, Alimentares e Ambientais (Agricultural, Food and Environmental Policy Analysis – AFEPA) objetiva proporcionar educação de alta qualidade no que se refere à avaliação de políticas voltadas especificamente para esses setores.
São dois anos de estudos teóricos, metodológicos e empíricos em três áreas: ciências sociais e econômicas, agricultura e engenharia florestal e geografia. O mestrado em políticas públicas é organizado por quatro universidades europeias:
O programa também inclui quatro instituições parceiras: Pontifícia Universidade Católica do Chile, Universidade de Alberta (Canadá), Universidade Politécnica da Catalunia (Espanha), e o Consórcio de Pesquisa Econômica da África (Quênia).
A língua oficial do mestrado é o inglês e ele é organizado em três blocos. O estudante deve estudar pelo menos dois semestres em uma primeira universidade organizadora e dois semestres em uma segunda universidade do primeiro grupo.
Além disso, deve fazer dois cursos de verão nas instituições parceiras. Alguns dos créditos também podem ser obtidos em uma das parceiras durante o segundo ano do curso. Há também oportunidade de estágio em organizações parceiras não-acadêmicas.
Se você está pensando em se inscrever para uma bolsa Erasmus Mundus, não deixe de assistir o bate-papo que tivemos com brasileiros que já participaram do programa:
Para ser admitido no curso do programa Erasmus Mundus, é preciso ter uma graduação com um número mínimo de créditos em economia. Pode ser em administração, matemática ou estatística. É recomendável ainda que o aluno tenha cursado matérias introdutórias relacionadas às ciências agrárias, ambientais ou de alimentos.
Como o curso é em inglês, é preciso ter um certificado de proficiência na língua. São aceitos TOEFL e IELTS. No caso de outras provas, é preciso confirmar a sua validade com a organização do mestrado em políticas públicas.
O EMJMD oferece bolsas de 24 mil euros (1 mil euros mensais por dois anos) para candidatos de países europeus e parceiros (partner countries). Os bolsistas também recebem uma ajuda anual de custos para viagem e instalação no valor de aproximadamente 4 mil euros. Além disso, esses estudantes também são isentos das taxas universitárias, ganham seguro-saúde e têm acesso a cursos gratuitos de línguas.
Brasileiros com cidadania europeia podem se candidar com europeu e pagam taxas menores pelo curso. Mais abaixo, damos dicas de como economizar no pagamento de taxas de cursos no exterior.
Candidatura às bolsas Erasmus para mestrado em políticas públicas
Os interessados nas bolsas para mestrado em políticas públicas devem se candidatar até o dia 31 de janeiro de 2022. A inscrição é realizada no site do programa e o candidato precisa preencher um formulário e fazer o upload da documentação.
Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior
Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Eramus pagando taxas muito menores. Nosso parceiro garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso no exterior fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.
2 comentários em “Bolsa Erasmus Mundus para mestrado em políticas públicas na Europa com foco no setor ambiental e agrícola”
Rafaela Costa
Pena que cancelaram a bolsa para a próxima edição. “Erasmus Mundus Joint Master Degree Scholarships will not be available for the 2020-22 edition of the program.” 🙁
Oi, Onde que está essa informação? No site tudo segue igual como se fosse ter. Inclusive, postaram isso: “Application platform opening on Oct. 15th 2019
We are happy to announce that the newly designed application platform will be accessible as of Oct. 15th for applications to programme admission AND Erasmus Mundus scholarships for the academic intake 20/21.”
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Para fornecer as melhores experiências, nós e nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site, e exibamos anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. Suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Você pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerenciar na parte inferior da tela.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
2 comentários em “Bolsa Erasmus Mundus para mestrado em políticas públicas na Europa com foco no setor ambiental e agrícola”
Pena que cancelaram a bolsa para a próxima edição. “Erasmus Mundus Joint Master Degree Scholarships will not be available for the 2020-22 edition of the program.” 🙁
Oi, Onde que está essa informação? No site tudo segue igual como se fosse ter. Inclusive, postaram isso: “Application platform opening on Oct. 15th 2019
We are happy to announce that the newly designed application platform will be accessible as of Oct. 15th for applications to programme admission AND Erasmus Mundus scholarships for the academic intake 20/21.”