bolsas para mulheres viva seu sonho bolsa para maes

Prêmio Viva o Seu Sonho dá bolsas para mães solteiras e chefes de família

O Prêmio Viva o Seu Sonho dá bolsas para mães solteiras e mulheres chefes de família que precisam de recursos para melhorar o seu nível educacional. O programa disponibiliza anualmente um total de mais de 1,5 milhões de dólares em subsídios.

O Prêmio Viva Seu Sonho

São elegíveis para as bolsas para mães solteiras e chefes de família candidatas que tenham dependentes (filhos, cônjuge, companheiros, irmãos ou pais), que sejam de baixa renda e estejam cursando ou tenham sido aceitas em um curso de graduação ou  aperfeiçoamento profissional. Não há limite de idade para concorrer. A necessidade financeira deverá ser demonstrada pela candidata.

Para concorrer à ajuda do programa, é preciso ser residente de países membros da Soroptimista Internacional das Américas – do qual o Brasil faz parte. Mulheres que já tenham mestrado ou pós-graduação não podem se candidatar.

>>> Melhores bolsas no Canadá

As bolsas para mães solteiras

Existem três tipos de bolsas: 1 mil dólares, 5 mil dólares ou 10 mil dólares. O prêmio em dinheiro pode ser usado para arcar com quaisquer custos associados aos esforços das selecionadas para alcançar um nível educacional mais alto. A grande vantagem é que ele pode ser combinado com outra bolsa (da universidade, por exemplo) e usado para pagar outras despesas, inclusive com os filhos.

>>> Veja oportunidades de bolsa para quem tem filhos

Requisitos da bolsas para mães solo

A inscrição para concorrer às bolsas de estudo para mulheres é online e vai de 1 agosto até o dia 15 de novembro. Além de preencher um formulário com suas informações (pessoais e sobre renda), a candidata precisa de uma carta de recomendação. A interessada também deverá escrever uma carta de motivação de até 750 palavras sobre os desafios que ela enfrentou e como o prêmio a ajudaria a viver o seu sonho.

Os requisitos do programa Viva Seu Sonho são:

  • Ser a principal responsável pelo sustento próprio de dependente(s), incluindo ao menos um dos seguintes: filho(a), cônjuge, pai/mãe, irmã(o) e/ou outro dependente
  • Estar matriculada em um programa supletivo para conclusão do ensino médio/profissionalizante/de ensino técnico ou em um curso de graduação.
  • Não ter pós-graduação.
  • Morar na Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Equador, Guam, Japão, Coreia, México, Ilhas Marianas do Norte, Palau, Panamá, Paraguai, Peru, Filipinas, Taiwan, Estados Unidos ou Venezuela
  • Não ter recebido anteriormente um Prêmio Viva o Seu Sonho (chamado anteriormente de Prêmio Soroptimista de Oportunidade para Mulheres).
  • Não ser associada ou funcionária da Soroptimista Internacional das Américas, ou parente direta de associada ou funcionária
  • Ter necessidade financeira e estar preparada para declarar o custo de vida anual da minha família.
  • Estar preparada para declarar despesas educacionais anuais.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio gratuito

A Soroptimista e o Prêmio Viva Seu Sonho

A Soroptimista foi formada em 1921 em Oakland, Califórnia, em uma época em que as mulheres não tinham permissão para ingressar em organizações de serviço. O nome da organização, traduzido livremente do latim, significa melhor para as mulheres. Hoje, temos cerca de 30.000 membros e apoiadores em países da América do Norte, América Latina e Orla do Pacífico. A Soroptimista Internacional possui clubes em mais de 120 países ao redor do mundo. O prêmio Viva o Seu Sonho existe desde 1972 e já distribuiu cerca de 30 milhões de dólares para ajudar milhares de mulheres a alcançar seus objetivos e terem uma vida melhor.

Se você se inspirou e quer ver mais histórias de mães solteiras que ganharam bolsa, dá uma olhadinha neste vídeo que tá no nosso canal de YouTube com uma entrevista muito bacana com uma mãe solo que foi estudar na Espanha acompanhada da filha pequena.

Acesse o passo a passo e inscreva-se

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

26 comentários em “Prêmio Viva o Seu Sonho dá bolsas para mães solteiras e chefes de família”

  1. Adorei o texto pois trata-se de uma oportunidade incrível!!! Entretanto, quem já possui graduação não é elegível – ou seja, essa bolsa não é para mestrado apenas graduação.
    Seria importante corrigir seu texto.

  2. Olá, imigrei para Portugal há 16 anos, vim para cá a procura de realizar um sonho, ganhar dinheiro para pagar uma faculdade, pois nunca consegui ser aprovada numa faculdade Pública. Sempre estudei a noite, concluí o ensino médio através do programa supletivo par jovens e adultos. Fiz um curso Técnico de Efermagem. Mas meu sonho era fazer uma faculdade superior. Em Portugal tive muitas dificuldades em arrumar trabalho por está ilegal. Trabalhei nas limpezas até ser legalizada. Daí então fiz um curso de estética do qual hoje tiro meu sustento. Mas meu sonho é mesmo ser enfermeira licenciada, pois gosto mesmo é de cuidar de doentes. Gostaria muito de ser comptmplada com uma bolsa de estudos aqui em Portugal, ou mesmo no Brasil, estou disposta a regressar e começar tudo do zero para concretizar o meu sonho.

  3. gostaria bastente de particilar.. mas não entendi nada.. peço mas explicação doa procedimentos asseguir para concorrer a bolsa de estudos….

  4. Denise Ferraz Fontinhas

    Boa noite. Vou me aposentar em Dezembro como professora, mas meu sonho é trabalhar em Turismo já que fiz um Curso de Guia de Turismo em 2014. Com a aposentadoria de professora nao consigo fazer um Curso de Pós-graduação fora, gostaria de fazer uma especialização em Patrimonio Cultural.

  5. Bom dia!

    Tenho interesse, mas estou com muitas dúvidas! Tenho o Curso Técnico em Meio Ambiente, o básico em Informática, o básico em Inglês e sou graduada em Tecnologia da Gestão do Turismo. Estou desempregada desde agosto de 2016, tenho um filho de 20 anos que faz Sistemas através de bolsa numa faculdade privada e duas filhas e duas netas que ainda precisam da minha ajuda. Fiquei viúva recentemente e pretendo fazer uma especialização! Com bolsa será melhor ainda. Estou sobrevivendo de Artesanato!
    Aguardo orientações!

  6. Maria do Carmo dos Anjos

    Olá eu tenho uma graduação e gostaria muito de conseguir fazer uma especialização pois estou precisando muito mesmo dar um up mas estou meio perdida, São tantas informações desencontrados, eu quero aprofundar o estudo de inglês é em seguida fazer uma pós graduação. Por favor me ajude!!!! Estou mesma desesperada e precisando de ajuda, estou vendo os prazos de inscrições ficar cada vez mais perto e eu não consigo terminar as informações e inscrições. Outra dúvida esse valor será dado uma vez somente, anual ou mensal????

  7. Alexia Eduarda

    mulheres acima de 30 anos podem participar?
    se por exemplo ele já concluiu seus estudos mas quer muito dar um “UP” no seu currículo e tentar de novo algo novo… ela pode?
    aguardo resposta!

  8. Caroline Aranha

    Gostaria de maiores informações. Desejo muito participar e não estou conseguindo me inscrever.
    Aguardo orientações.

    Grata,

  9. Não estou conseguindo acessar os formulários de referencia citado no passo3 do site.
    Poderiam me ajudar a achar estes formulários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais