Bolsista da Fundação Botín fala sobre o intercâmbio na Espanha
Poder contar a história de gente bacana que foi atrás e conseguiu realizar o sonho de estudar fora com bolsa de estudos, é um dos motivos porque eu faço o Partiu Intercâmbio. Eu tô sempre atrás dessas histórias e, às vezes, tenho a sorte de as pessoas legais me procurarem para dividir suas experiências com vocês. Foi bem isso que a Carolina Reis fez: ela me escreveu para contar da experiência de intercâmbio gratuito na Espanha com bolsa da Fundação Botín 🙂
A Carolina, estuda direito na UFBA, na Bahia, e foi selecionada para a IV edição do programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina da Fundação Botín que dá bolsa para fazer curso na Espanha sobre políticas públicas. O programa dá um intercâmbio gratuito na Espanha em que os participantes recebem treinamento em que o conteúdo acadêmico é ministrado em 5 áreas: Políticas Públicas, Ética Pública, Criatividade e Inovação, Liderança e Habilidades Pessoais e Tendências Globais e Sustentabilidade. A ideia é ampliar conhecimentos sobre os principais desafios da função pública e refletir sobre o papel do Estado hoje.
Bolsista brasileira da Fundação Botín
A Carolina não só me escreveu para falar que as inscrições estão abertas e que universitários de qualquer curso podem concorrer, mas também contou como foi a experiência dela na Espanha. Confiram abaixo:
“O Programa da Fundação Botín foi uma das experiências mais gratificantes que tive durante a minha graduação. Veio naquele momento, que quase todo mundo passa, de desilusão e dúvida com o curso, com a carreira, de repensar a vida mesmo. A reflexão começou desde o processo seletivo, com as perguntas relativas à sua perspectiva sobre a América Latina e, em especial, seu país, e terminou com a certeza de que eu estava no caminho certo dentro das minhas práticas.
O programa de intercâmbio na Espanha da Fundação Botín
O programa de intercâmbio na Espanha oferece aulas, oficinas e palestras com profissionais renomados de diversas áreas, com servidores públicos, com políticos e acadêmicos. Tudo isso para que o bolsista volte pro seu país inspirado, com a visão mais ampla possível de como usar o serviço público para o bem coletivo.
>> Veja como concorrer a bolsa da Fundação Botín para curso na Espanha
O programa de bolsa da Fundação Botín te desperta a vocação, te dá ferramentas pro seu desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico. Mas, o mais importante de tudo isso é que ele te coloca lado a lado com pessoas incríveis, com desejo e atuação de mudança, que te vão ensinar coisas valiosas e te mostrar outras realidades, outros pontos de vista – e todos eles serão justamente seus colegas de bolsa, futuros amigos e companheiros de sonhos.
Enquanto ex-bolsista, meu desejo é incentivar, encorajar o maior número de aplicações, exatamente porque acreditar que Programa de bolsa da Fundação Botín de Fortalecimento é uma experiência capaz de “cambiar tu vida”, como dizem todos os queridos da VI Edição.”
Deixo aqui meu muito obrigada a Carolina pelo relato! Aqui no Partiu Intercâmbio tem uma série de posts sobre estudar na Espanha e também um monte de conteúdo sobre intercâmbio na graduação com editais de bolsas de estudos e também relatos de quem já fez isso.
Ainda com dúvida sobre intercâmbio gratuito na Espanha?
Para tirar as dúvidas de vocês sobre o curso na Espanha com tudo pago da Fundação Botín, conversamos ao vivo com a Walesca, aluna de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia. Walesca foi bolsista do programa da 8a edição e deu dicas sobre a candidatura, o processo de seleção e curso na Espanha. Confira a conversa completa abaixo:
Faça sua inscrição no programa!
O que é a fundação espanhola?
A Fundación Botín é uma organização sem fins lucrativos com sede em Santander, na Espanha. A Fundação Botín tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento integral da sociedade, explorando novas formas de detectar o talento criativo e apostando nele para gerar riqueza cultural, social e econômica. A Fundação Botín foi criada em 1964 por Marcelino Botín Sanz de Sautuola e sua esposa, Carmen Yllera. A fundação opera em toda a Espanha e na América Latina e oferece além das bolsas com foco em gestão pública, bolsas para artistas na Espanha.
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Posts relacionados
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
2 comentários em “Bolsista da Fundação Botín fala sobre o intercâmbio na Espanha”
A competência acadêmica e habilidade em motivar de ambas é incrível. Tenho orgulho de ser amigo e estudar com a Carol aqui na UFBA e ela é nossa referência em intercâmbio, assim como vc, Bruna. Obrigado por compartilhar, sempre!
Obrigada, você, por este comentário 🙂 beijo