Pode-se dizer que um dos fatores que mais atraem estudantes estrangeiros para universidades americanas é a facilidade para se explorar diferentes áreas de estudo durante a graduação (undergraduate) Entretanto, tamanha liberdade pode acabar gerando confusão, já que nos EUA – diferente do Brasil, onde a pessoa escolhe somente um curso – é possível fazer aulas bem variadas e por conta disso se formar em até três áreas diferentes e com dois diplomas de graduação. Pra que vocês entendam o que é major, minor e double major, vou dar exemplos bem práticos.
No meu caso, sou estudante de Jornalismo e Estudos Internacionais na modalidade double major, o que significa que, quando me formar, vou receber dois diplomas independentes. A possibilidade de combinar mais de uma área é o que me fez escolher estudar fora, e na verdade essa possibilidade é mais comum do que imaginamos: aqui na Northwestern University, onde eu estudo, mais de 30% dos alunos se formam com double major. Entretanto, o double major não é a única possibilidade para quem decide estudar nos EUA.
Como eu mencionei, escolhi fazer um double major. Embora tenha sido aceita inicialmente para o curso de Jornalismo, como eu pretendo trabalhar como correspondente internacional e para isso queria complementar minha formação com conhecimentos mais “técnicos”, acabei escolhendo fazer uma segunda graduação em Relações Internacionais. Desta maneira, quando eu me formar, receberei dois diplomas, já que o major é o equivalente ao nosso bacharel, ou seja, um curso de graduação completo. Assim, se eu decidir voltar para o Brasil depois da faculdade, posso optar por revalidar qualquer um dos dois diplomas, já que eu terei formalmente os títulos de jornalista e internacionalista.
Diferente do major, o minor seria o equivalente a um certificado de especialização – o que não é muito comum no Brasil. No meu caso, se eu tivesse optado por fazer um minor em Estudos Internacionais ao invés do major, eu precisaria fazer somente metade dos créditos necessários para o bacharel, o que faz do minor mais curto e fácil de completar. Por essa razão, ele é realmente um certificado que reconhece seu conhecimento específico em uma área, embora não considere que você estudou o tópico suficientemente para se formar nisso. Ou seja, na prática o minor conta mais como uma experiência pessoal do que como um diploma, já que não seria possível revalidá-lo no Brasil.
Curiosidade sobre minor nas universidades americanas: é bastante comum pessoas fazerem minors em idiomas, já que ele serve como uma prova de que você estudou uma língua estrangeira ao longo de muito de sua carreira acadêmica.
3) O que é major e como ele funciona
O major é basicamente o curso no qual você vai receber seu diploma de graduação e é neste curso que o foco do seu bacharelado vai estar. A definição do major não necessariamente precisa acontecer no início do curso. Você pode fazer dois anos de formação básica e só no final do segundo ano de graduação decidir no que vai ser o seu major. Todas as universidades americanas contam com professor orientador para ajudar nas escolhas de matérias e cursos
4) O que é o Dual Degree
Embora normalmente confundido com o double major, o dual degree permite que estudantes recebam dois títulos simultaneamente. Um exemplo disso são os programas de mestrado acelerado, no qual a pessoa recebe ao mesmo tempo o título de bacharel e mestre. Minha universidade, por exemplo, tem um programa chamado “Accelerated Master’s Program”, que permite que estudantes completem o bacharel em três anos (ou invés dos quatro tradicionais) e dediquem seu último ano acadêmico ao mestrado, recebendo o combo de graduação e mestrado ao final de quatro anos. Assim, a pessoa sai da universidade como mestre e bacharel.
Estudante de Jornalismo, Augusta Saraiva divide seu tempo entre caçar bolsas de estudo e contar como faz isso no YouTube e no Instagram. Tudo isso enquanto tenta se aquecer no frio de Chicago, nos Estados Unidos, com um bom chimarrão.
________________________
Curtiram a coluna da Augusta Saraiva? Fiquem ligados que em breve tem mais
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Para fornecer as melhores experiências, nós e nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site, e exibamos anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. Suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Você pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerenciar na parte inferior da tela.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.